Eu vi Portugal, eu vi!
- Tiago Correia
- 18 de jul. de 2016
- 4 min de leitura
Eu vi gente que não acreditava que Portugal passaria o apuramento para o EURO 2016.
Eu vi que no fim do mesmo nós estavamos em 1º lugar com sete vitórias e uma derrota.
Eu vi os negativos comentários que foram feitos à Federação após a convocatória para o Europeu.
Eu vi milhões de portugueses a fazerem troça da convocatória de Éder.
Eu vi Portugal entrar no Euro 2016 rematador mas frágil no seu jogo empatando 1-1 com a Islândia.
Eu vi as críticas ao treinador Fernando Santos como quem não acreditava no papel que estava a desempenhar.
Eu vi muitos portugueses a dizer que a nossa seleção não passaria da fase de grupos.
O desespero continuou! Eu vi Portugal empatar com a Áustria. Agora não era só Fernando Santos o culpado. Até Jorge Mendes tinha a sua quota parte pelos maus resultados, pois segundo a opinião pública, era este que controlava o 11 inicial. E o Cristiano Ronaldo?
Eu vi o nosso capitão, o maior jogador do mundo, falhar um pénalti. Os grandes também falham mas os Portugueses não perdoaram. Eu vi os adeptos dizerem que Ronaldo nunca poderia ser comparado a Messi. Lionel seria sempre um astro do futebol e CR7 nunca alcançaria o virtuosismo do argentino.
Eu vi a nação chamar por Adrién, por Renato Sanches e criticar duramente o papel de João Moutinho.
Eu vi o nosso madeirense agarrar no microfone da CMTV e atirar ao lago.
Eu vi o melhor jogo do campeonato da Europa. Pois é Europa, eu vi. O melhor jogo foi mesmo o Hungria - Portugal. Eu vi uma Hungria com uma vontade imensa de vencer, mas vi também o renascer da garra, da ambição, dos heróis valentes, da nação imortal. A partir daqui todos tinham o desejo de fazer este país cumprir-se, como disse Fernando Pessoa há muitos anos atrás. Eu vi o Adrién fazer um jogo fenomenal. Eu vi entrar o miúdo do Bayern. Vi entrar o enorme Quaresma. Neste jogo eu vi Portugal jogar. Vi o Nani marcando com uma raça sem fim. E vi o melhor do mundo a fazer dois golos como só ele sabe fazer.
Eu vi Portugal passar em 3º lugar com três empates. Parecia estranho. Diferente do costume... e foi. Tudo tinha que ser assim. Eu vi o antigo guardião croata Ivkovic dizer que a seleção de Fernando Santos tinha que fazer o melhor jogo dos últimos dois anos e esperar que Modric não jogasse para Portugal poder sonhar com a vitória à Croácia nos Oitavos de Final. Nem tudo o que parece é. Eu vi Modric jogar. Mas vi Quaresma aos 118 minutos fazer o golo da vitória. Que golo! Que emoção! Portugal estava a voltar. Este era o meu país. O país da raça, do querer vencer. Seguiu-se a Polónia.
Um jogo dificil. Eu vi a Polónia inaugurar o marcador. Mas também vi o menino encher o pé à entrada da área e mostrar o porquê de estar ali com 18 anos. Foi um golaço do Renato.
O jogo foi a penáltis. Os nervos eram imensos. Eu vi o “ Arrogante “ Ronaldo, como diziam os analfabetos do desporto a sofrer como uma criança com a decisão das grandes penalidades.
Eu vi-o marcar, assim como o miúdo Renato. E vi João Moutinho depois de duras críticas não perdoar na marcação das grandes penalidades. “ - Olha o Nani, Golo! “.
Eu vi Portugal gritar de emoção dizendo “ São Patrício “ quando este defendeu o penálti de Błaszczykowski. O Quaresma não perdoou. Portugal estava nas Meias-Finais.
Que meias-finais, que controlo, que dominío da nossa seleção. Eu vi vencermos 2-0 o País de Gales. Agora as críticas já não vinham do interior de Portugal, mas sim do exterior. A raça de Portugal começou a preocupar os países europeus. Portugal estava na final do campeonato da Europa. E olha que adversário - A FRANÇA! Eu vi os Franceses duvidarem de Portugal. Eu vi os franceses dizerem que Portugal não teria hipótese. Eu vi os portugueses sonharem com algo que há muito desejavam mas que poucos acreditavam. A final começou. Que sofrimento! Eu vi o Rui Patrício, parecia o melhor guarda redes do mundo. Obrigado Eduardo, Obrigado Anthony Lopes, Obrigado Pepe és um defesa enorme! Obrigado José Fonte, Obrigado Bruno Alves, Obrigado Ricardo Carvalho, Obrigado Eliseu, Obrigado Cédric, Obrigado Vieirinha, Obrigado Danilo, Obrigado Raphael Guerreiro, Obrigado Adrién, Obrigado André Gomes, Obrigado William Carvalho, Obrigado Renato, Obrigado João Mário, Obrigado João Moutinho, Obrigado Nani, Obrigado Quaresma, Obrigado Rafa.
Muito Obrigado ÉDER e desculpa! Eu vi o teu golo! Que golo! Naquele momento foste para mim o melhor ponta de lança do mundo! Naquele momento eu arrependi-me em lágrimas de alegria de tudo o que nós te dissemos!
Muito obrigado Capitão, és o melhor do mundo! És para sempre o Cristiano Ronaldo! O homem que nasceu com o destino marcado de ser o maior português deste século XXI! És o capitão de Portugal dentro e fora de campo! O maior capitão que Portugal poderia ter! Eu vi chorares por Portugal após um anti-jogo feito por parte dum bom jogador sem classe - Payet. Lesionou-te sem medos. A tua vingança foi entrares sem medos e liderares como capitão, treinador, português durante o prolongamento! Eu vi e emocionei me!
Mister e engenheiro Fernando Santos! Eu vi a calma com que lidou com este campeonato da europa! A calma dum homem que sentia na pele que o sonho poderia concretizar-se! Postura e classe desde o primeiro momento definiriam aquilo que sonhávamos!
O sonho concretizou-se!
Sofri, Chorei e Ri! Por nós, Por Portugal! E VI!
EU VI! E digo-vos bem alto: - Portugal, é campeão Europeu!

Comments