top of page

POSTS RECENTES: 

Economia, Política e a Sua Importância




Há duas coisas das quais não nos conseguimos escapar ou isolar da vida em sociedade. Uma delas é a Política e a outra é a Economia. Governam-nos e mais do que nos abstrairmos delas, é fundamental compreendermos e entendermos o que nos têm para dizer.


Muitos são os momentos em que ouvimos alguém dizer que ou não gosta de política ou não gosta de Economia, ou até, não percebo nada de Economia. Não menos raros são também os momentos em que ouvimos as mesmas pessoas nas “conversas de café” sobre temas que na maioria dos casos são mais complexos do que parece à primeira vista. Seja para discutir a recente evolução da dívida pública portuguesa, o aumento do salário mínimo, a greve dos enfermeiros, ou ainda a atuação no novo banco.


Não serve isto, claro, para dizer que devemos parar de discutir esses assuntos. Antes pelo contrário, devemos saber mais, querer saber mais, questionar quem sabe e obter o máximo de informação possível. No entanto não devemos começar a tirar julgamentos sem saber ambos os lados da história e um facto não se pode negar. Há sempre motivações políticas e económicas. Se elas são moralmente aceitáveis ou condenáveis, isso já é outra história na qual os valores morais de cada um tecem julgamentos favoráveis ou desfavoráveis.


Pegando num exemplo que andou na ribalta em 2016, a subida do salário mínimo. Houve muitos argumentos no sentido de que o aumento do salário mínimo levaria a um aumento do desemprego porque as empresas teriam de gastar mais dinheiro com os trabalhadores. O argumento parece intuitivo, correto? No entanto a realidade mostrou-nos que o desemprego aliás diminuiu para níveis históricos nos últimos 3 anos. Afinal em que pé ficamos? O aumento do salário mínimo aumenta o desemprego devido à dificuldade das empresas em pagarem salários ou diminui o desemprego porque as pessoas podem consumir mais e, consequentemente, aumentar as vendas e lucros das empresas? Como deu para entender, o problema é complexo e de resposta difícil.


Mas afinal o que isto interessa? Interessa, pois, as nossas reivindicações são muitas vezes de natureza económica e sempre feitas de forma política. Quando lutamos por melhores condições laborais estamos a fazer uma luta política por melhores condições económicas. Como dizia Aristóteles, o ser humano é um animal político e é impossível ficar alheado da discussão política quando esta nos afeta, especialmente se tiver contornos económicos.


Atenção que quando falo em Política não falo só das habituais discussões que vemos com trocas de insulto e um baixo nível de discurso. Quando falo em Política falo na conotação que lhe deve ser dada. Aquela que está diretamente relacionada com a organização da sociedade por parte dos indivíduos que a compõem.


Não conseguimos alhear-nos nem da Política nem da Economia. São motivações sobretudo económicas as que nos levam à luta política e, para construir a sociedade, são preciso a discussão e a troca de ideias. Dessa forma torna-se possível, administrar a sociedade de uma forma responsável e que tenha em conta as várias necessidades individuais e de grupo.


bottom of page