top of page

POSTS RECENTES: 

#4- Cristiano Ronaldo: O Senhor Capitão

Cristiano lembraste daquele dia? Eras um miúdo. Um miúdo muito grande com uma enorme vontade de vencer. Lembraste como o Estádio da Luz estava cheio para ver as estrelas da nossa seleção? Tu estavas lá e fazias parte dela. Eras desse leque de estrelas o mais novo. O resultado não foi o que querias. Estragar o sonho a um miúdo que luta pelos seus objetivos é ferir um pedaço da esperança no mundo. As tuas lágrimas emocionaram Portugal inteiro. Aquilo que choraste foram lágrimas de Portugal. A tua seleção, os teus heróis na qual estavas integrado acabavam de perder o campeonato da Europa após a derrota de 1-0 contra a Grécia.


Mas a esperança de um miúdo é maior que qualquer ferida e os sucessos que começaste a criar ficaram nos ouvidos do mundo. Foste-te tornando melhor e capaz de quebrar todos os recordes na história do futebol. Quatro anos depois já eras o melhor do mundo e em 2009 tornavas-te capitão da tua seleção. Eu bem disse que tu eras um miúdo muito grande com uma enorme vontade de vencer.


Chegámos a 2016 e neste momento és uma lenda em atividade neste que é o nosso desporto-rei. Já ganhaste tudo… ou quase tudo… Faltava-te algo. A ti e aos Portugueses. Faltava a sensação de dever cumprido pela nossa seleção conquistando assim o teu sonho de miúdo - o campeonato da Europa que tu e todos nós perdemos.


Ao longo deste Europeu foste criticado, censurado pela crítica e comunicação social em Portugal. Acusaram-te de já não estares em forma, de já não seres capaz ou de não dares o teu melhor ao serviço do teu país. Mas deste a volta. Como sempre fizeste desde miúdo. Para ti a esperança é a última a morrer e acreditas naquilo que é possivel. “ As batalhas da vida é que nos tornam mestres “ disseram-me um dia. Assim foi contigo. Olha os golos que fizeste contra a Hungria. Olha o capitão que foste contra a Polónia na marcação das grandes penalidades. E já viste bem o quanto subiste por Portugal para fazer o golo ao País de Gales? A final chegou e quem diria que tu saias tão cedo desse filme dramático. Aliás tu fazes parte dos atores principais desse filme. Porque os mestres nunca são secundários. Voltaram a ferir-te como em 2004. Mas desta vez não derrotaram a tua vontade. Nem a tua, nem a dos teus companheiros. Choraste e mais uma vez Portugal chorou contigo. Mas com a idade começas a habituar-te a lidar com as feridas da vida com maior rapidez e na mesma noite tu e os teus aliviaram essa dor transformando-a num sonho concretizado.


Pois é Cristiano, agora não és só Capitão de Portugal. És capitão de Portugal campeão europeu. E hoje a tua alegria é a alegria inteira do teu país. É a consagração da tua nação. Do teu Portugal. De Portugal de Camões.


Já agora um aparte: - Camões não sei o que dirias sobre isto, mas eu digo te. Um capitão também chora.



bottom of page