top of page

POSTS RECENTES: 

Sou português com muito gosto!

Quantas vezes já não aconteceu sermos abordados por estrangeiros a pedirem indicações? E em quantas dessas vezes, estes fizeram um esforço para falarem a nossa língua? No meu caso, muito poucas vezes. O português tentará falar a língua estrangeira e fará gestos estranhos de forma a comprovar o que está a dizer. Contudo, deveria apenas limitar-se à sua língua pois se o estrangeiro em Portugal se encontra, supõe-se que vem no intuito de conhecer a língua, os hábitos e os costumes.

O típico “tuga” jamais deverá abdicar da sua língua estando no seu país porque, caso vá para fora, tentará sempre adaptar-se à língua mãe do país em que se encontra. Encaremos que o português tenta adaptar-se o mais possível para se inserir no ambiente que pretende.

Tenho por hábito dizer que, em relação a este assunto, a genuinidade portuguesa vem à tona. Somos um povo com bons hábitos para com os outros. No entanto, temos também de demonstrar um pouco de egoísmo de forma a valorizarmos a nossa língua. Há que demonstrar o patriotismo do qual somos detentores. Devemos usar o que de nosso é tão belo para podermos embelezar os outros.

Camões de certo que seria pouco flexível com quem tentasse impor a sua língua no nosso país, por isso, da próxima vez que te pedirem informações através de uma língua que não seja a tua, responde em português mesmo que a pessoa não te entenda. Usa gestos estranhos se for necessário. O que é realmente importante é que estás a erguer o que é teu e do teu povo. E, no final, mesmo que a pessoa não esteja minimamente esclarecida com as tuas indicações, acrescenta um grande “Sou português com muito gosto!” e continua o teu caminho firmemente.


bottom of page