Princesa Diana, 19 anos após o seu desaparecimento, o exemplo que nos deixou
- Micaela Oliveira
- 31 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Diana Frances Spencer, Lady Di ou mais popularmente conhecida no nosso país por Princesa Diana, faleceu há 19 anos atrás num fatídico acidente de automóvel, na cidade de Paris. Com apenas 36 anos, Diana partiu, deixou dois filhos e uma enorme onda de consternação por todo o mundo. Só nos EUA o seu funeral foi assistido em direto nas televisões por mais de 33 milhões de pessoas. Certo é que muito se falou desta morte trágica, chegando até a serem levantadas suspeitas de que o acidente que vitimou a princesa teria sido orquestrado. Postas de parte essas teorias é importante relembrar a apelidada “princesa do povo”, para que todo o seu trabalho de solidariedade e ajuda aos demais possa chegar aos jovens como um exemplo a ser seguido.
Nasceu dia 1 de julho de 1961, em Sandringham, Reino Unido, descendente de aristocratas britânicos, Diana casou-se com Carlos, príncipe de Gales em 1981 aos 20 anos. Ao longo da sua vida a princesa tornou-se líder de causas sociais, o seu carisma, consciência, empatia, compromisso e espírito de liderança eram algumas das suas características mais vincadas.
Atuou pelo mundo em apelo à consciencialização e pesquisa acerca da doença de HIV, ajudando a mudar a opinião pública acerca da mesma, e em 1987, Diana foi fotografada a acariciar uma pessoa infetada com o vírus, transparecendo a sua compreensão e desmistificando estigmas relacionados com a doença. A princesa “emprestou” a sua fama como campanha a várias causas humanitárias, em todo o mundo.
Inúmeros foram os títulos e honras que lhe foram atribuídos, mas mais importante que todas essas condecorações foi o exemplo deixado pela mulher que usou o seu reconhecimento mundial em prol dos desfavorecidos. Os feitos de Diana podem não ser conhecidos por muitos jovens da nossa geração, mas são uma inequívoca fonte de inspiração e merecem ser partilhados. Não importa quantos anos passem, o bem que praticamos semeia sempre um exemplo que virá a ser aproveitado por alguém.
“Pratica um ato de bondade aleatória, sem esperar recompensa, sabendo que algum dia alguém pode fazer o mesmo por ti.” - Diana Frances Spencer

Comentários