top of page

POSTS RECENTES: 

10 Razões para querer ter “O primeiro emprego”

Nos nossos dias encontrar um emprego nem sempre é fácil, mas muitas vezes os jovens nem querem pensar nisso! Uma grande maioria dos pais também têm receio que os seus filhos tenham o primeiro emprego e um pouco de responsabilidade. Parece que têm medo que os seus rebentos cresçam. Na realidade, um emprego ajuda-nos a descobrir muito mais sobre a vida e o mundo que nos rodeia, bem como a ganhar maturidade. Vou dar-vos (aos jovens e aos pais dos mesmos), 10 razões para querer ter “O primeiro emprego”!


1. O dinheiro. Claro que ao tentar arranjar um emprego, a primeira coisa em que pensamos é no dinheiro que vamos receber. Mas também é um bom passo para aprender a gerir os ganhos na juventude. Pois gastar o dinheiro da mamã e do papá, é diferente de gastar o que ganhámos com o nosso próprio esforço. Aprende-se o valor do dinheiro.


2. Crescer. Quer queiramos ou não, ao entrar num espaço de trabalho, somos obrigados a crescer. É um processo diário e está sempre em evolução. A maturidade que se ganha ao obedecer horários, regras, chefes, e ao manter uma relação com colegas é crucial para a nossa vida. Para saber lidar com pessoas diferentes de nós, com pressões, com problemas e saber geri-los.


3. Conhecer a nossa sociedade. Uma das coisas que me apercebi quando tive o meu primeiro emprego, é que existem muitas realidades à nossa volta. Aquilo que pensamos que apenas acontece a desconhecidos, ou situações que achamos raras, passamos a estar em contacto com elas. Percebemos qual é a situação social do público com o qual lidamos (se for o caso). Conhecemos todo o tipo de pessoas, desde mal-intencionadas, até à mais simpática. Percebemos também, que as pessoas não são o que parecem e deixamos de ser tão ingénuos, o que é crucial para saber lidar com a vida e com o trabalho.


4. Criar amizades. Como referi anteriormente, no mundo do trabalho conhece-se todo o tipo de gente. Possivelmente também poderão criar laços com colegas de trabalho, mas atenção! Nem toda a gente quer criar uma amizade e é preciso conhecer realmente bem alguém para poder chamá-la de amigo/a, especialmente nos locais de trabalho.


5. Aprender. Sempre ouvi dizer que o saber não ocupa lugar. E quando vamos para o nosso primeiro trabalho, temos de aprender aquilo que vamos fazer. Até podemos pensar que não nos vai servir de nada fora daquele local, mas nunca sabemos quando poderemos precisar de aplicar os nossos conhecimentos. E continua a ser uma experiencia nova!


6. Ser um melhor cliente. Se no vosso primeiro trabalho lidarem com o público, vão constatar que existem pessoas muito rudes. Ao servir outros, percebemos como as pessoas tratam os empregados, e muitas vezes é mal. Com isto, revemos as nossas atitudes e a forma como falamos para alguém que nos esteja a servir. Por exemplo, o facto de dizer “Bom dia” ou “Boa noite” e “Se faz favor” ou “obrigado”, que são as normas da boa educação, mas que os clientes nem sempre usam e quem serve usa (deveria ser o contrário!).


7. Ficar indiferente a comentários negativos. Num local de trabalho existem normalmente várias personalidades e quase sempre pessoas que se dão mal, ou outras que gostam de causar mau ambiente. Com isto, aprendemos a ser indiferentes a comentários negativos ou odiosos sobre nós. Aprendemos também que não podemos deixar que nos pisem e temos que nos defender quando acharmos necessário.


8. Gerir o tempo. Este é um grande dilema para os jovens que não querem ter um emprego, porque querem ter tempo para fazer tudo o que gostam. Mas, ao ter menos tempo, aprendemos a geri-lo e a não o desperdiçar, pois temos a noção do quão escasso ele é. No meu caso, estudei e trabalhei, por isso quando tinha tempo livre, sabia que tinha que estudar nesse período, porque era o único que tinha! E quando estava com amigos, tentava aproveitar ao máximo, pois não tinha a certeza quando iria vê-los outra vez!


9. Definir prioridades. Ter um primeiro emprego pode ajudar-nos a decidir o que gostávamos de fazer no futuro. Aprendemos o que gostamos e o que não gostamos e também a definir as prioridades na nossa vida. Ao saber o que queremos fazer, podemos esforçar-nos e focar-nos completamente nisso!


10. É uma experiência! É verdade, daqui a uns anos vão olhar para trás e lembrar-se-ão do “primeiro emprego”, terão histórias para contar e momentos para relembrar. Mesmo que não tenham gostado do trabalho, de certeza que levam alguma lição de vida com vocês (eu levei muitas, como se vê por este artigo!) e algumas boas memórias que ficarão sempre convosco.


bottom of page