top of page

POSTS RECENTES: 

É pior perder ou ver jogos pela BTV?

Sinto-me na obrigação de partilhar convosco a minha opinião, depois do derby assombroso a que acabei de assistir. Antes de começar, deixem-me afirmar que vou procurar ser neutro, algo que em momento algum a Benfica TV tenta ser.


Começo por vos dizer que o Benfica nunca mereceu este resultado. E se alguém desse lado, que lê esse texto discorda disto, então fechem de imediato a página, porque me recuso dar ao trabalho de justificar algo tão óbvio.


A minha indignação começa logo com o golo de Salvio, que se por um lado resulta de uma jogada autenticamente bem construída (e aqui provo a minha neutralidade), por outro começa precisamente de um corte com o braço, naquilo que é a meu ver um pénalti que fica por assinalar a favor do Sporting.


Mas erros acontecem e isso eu consigo perceber, não fosse o erro repetir-se, em mais um corte com o braço, desta vez de Nélson Semedo, novamente na grande área.


A arbitragem de Jorge Sousa teve momentos duvidosos, não só estes de que já falei, mas de outros, como os dois minutos de compensação dados na primeira parte (depois dos festejos do Benfica e das queixas de Salvio terem excedido o tempo dado pelo árbitro para os compensar), ou quando Jorge Sousa interrompe o jogo porque a bola ressalta nas cartolinas (que já lá se encontravam à vários minutos) e que foram deitadas ao relvado pelos adeptos mais desobedientes.


Estas cartolinas deixaram-me igualmente incomodado. Ninguém equacionou a possibilidade de acontecer aquilo que realmente se verificou? Era mais que óbvio que, independentemente do resultado agradar os adeptos da casa, estas cartolinas seriam utilizadas para muito mais do que a sua verdadeira finalidade, a de criar uma coreografia atmosférica para o início do jogo.


Outra das coisas que me deixou altamente incomodado, foi a falta de neutralidade do canal Benfica TV, que relembro, foi a única solução que permitia assistir a este Derby pela televisão.


Hélder Conduto, que em larga escala admiro (e não só pela prestação magnifica ao serviço do videojogo Fifa durante alguns anos) deixa-me a ideia de que a sua prestação neste canal não faz jus à sua qualidade. Por muito que Hélder e o comentador que o acompanhou tentassem a imparcialidade, passo a informar que foi uma tentativa mais que falhada, depois de se ter ignorado os braços na bola que já referi, ou outras situações, quando o deveriam ter comentado. O erro não está na BTV, mas sim na Liga, que nunca deveria permitir que os direitos fossem comprados pelo canal de um clube.


Sobre o jogo em si, o Sporting praticou um futebol bonito mas nada eficaz, enquanto que o Benfica personificou a famosa expressão futebolística do “quem não marca, sofre”.


Do Benfica sou obrigado a destacar Rafa, que vai justificando o dinheiro que foi gasto por ele, e Ederson, que apesar do penteado que em nada o favorece, foi o homem do jogo, nesta procura incessante pelo título de melhor guarda-redes da Liga NOS, que não será seu até do outro lado continuar a existir o Deus Patrício, que mais uma vez foi crucial.


Do Sporting, destaco pela negativa Jorge Jesus: Porquê optar por Bryan Ruiz, quando este parece acusar a pressão dos grandes jogos, e deixar no banco Joel Campbell, que em 45 minutos trouxe magia à Luz?; Porquê tirar Bas Dost e fazer entrar André, o jogador de 26 anos que deixou os adeptos do Corinthians felizes com a sua saída, e que cada vez mais dá a entender que acontecerá o mesmo em Alvalade?;


Por fim digo-vos, que pior que ver o meu clube perder, é ver jogos pela Benfica TV.



bottom of page