top of page

POSTS RECENTES: 

As responsabilidades serão apenas dos árbitros?

Os mais recentes deslizes de Sporting e Futebol Clube do Porto na Taça CTT marcaram mais um capítulo negativo naquilo que à arbitragem diz respeito.

Os adeptos dos dois clubes queixam-se de erros da terceira equipa, como por exemplo, as expulsões de Danilo Pereira e Brahimi por parte do F.C.Porto e, por parte do Sporting, um penálti mal assinalado a favor do Vitória de Setúbal já no tempo de descontos da segunda parte que iria dar a vitória aos sadinos e a respetiva eliminação da equipa de Alvalade.


No futebol, é inevitável que não se fale de arbitragem. Fim-de-semana após fim-de-semana, dirigentes desportivos e adeptos transformam as redes sociais no “muro das birras”. Ou porque a bola bateu na mão do Pizzi, ou porque o João Pereira fez um lançamento de linha lateral já dentro do terreno de jogo, ou porque o Sporting marcou um golo num lance precedente de fora de jogo na época passada frente ao Estoril…enfim, os casos são muitos.


Com isto eu pergunto-vos. Quando a nossa equipa perde um jogo, perde somente pelos erros de arbitragem? Os nossos dirigentes, treinadores e, principalmente, jogadores estão isentos de toda e qualquer responsabilidade?

Quando não se ganha é sempre mais simples “chutar” a culpa para terceiros do que fazer uma auto análise e verificar o que correu mal na performance do nosso clube, é assim no futebol, é assim na vida.


Pedro Guerra, diretor de conteúdos da BTV e comentador do programa da TVI24 “Prolongamento”, proferiu há tempos uma frase que achei bastante pertinente ao que assistimos atualmente no futebol português: “Alguns jogos em Portugal, têm melhores prestações dos árbitros do que das próprias equipas”.


O clima de suspeição instalado no futebol português em relação à arbitragem, devido a casos, como por exemplo o dos “vouchers” ou o do “jogo da mala”, é insustentável.

Assistimos ainda hoje a mais um episódio deplorável sobre este tema. Segundo a imprensa nacional, alguns elementos da claque Super Dragões, ligada ao F.C.Porto, dirigiram-se ao centro de treinos dos árbitros na Maia, onde terão ameaçado Artur Soares Dias (árbitro do próximo encontro do clube frente ao Paços de Ferreira) de morte.

É isto que queremos para o Desporto? Vamos continuar a intimidar seres humanos para que estes tomem decisões favoráveis para os nossos clubes?


O futebol é um dos desportos mais apaixonantes do mundo, logo, não é fácil tolerarmos qualquer tipo de erro de terceiros que prejudiquem as nossas cores.

O período mais negro na história da arbitragem em Portugal foi o do caso Apito Dourado, e até esse já lá vai. Não acredito que nenhum árbitro aja premeditadamente de modo a prejudicar quem quer que seja.


É importante que comecemos a deixar os fanatismos de lado, que vejamos os jogos dos nossos clubes sem recurso a palas ou óculos, sejam eles da cor que forem, verdes, azuis ou vermelhos.



bottom of page