top of page

POSTS RECENTES: 

O papel da Primeira-Dama dos EUA - Fica a conhecer Melania Trump

As origens do título de primeira dama, que se refere ao papel desempenhado pela esposa de um governante, remontam ao ano de 1849, quando o 12º presidente dos Estados Unidos da América, Zachary Taylor se referiu à esposa do ex-presidente James Madison, Dolley Madison, como first lady, enquanto declamava palavras de homenagem no funeral da mesma.


Nos EUA os candidatos à presidência são avaliados pela postura que desempenham com a família e escrutinados no que toca às relações pessoais, e apesar de a primeira-dama não desempenhar funções oficiais dentro do governo, o seu papel é fundamental para demonstrar confiança no decorrer do mandato do presidente.


A anterior primeira-dama, Michelle Obama, ficará sempre marcada na memória de todos os norte-americanos, e não só. Devido à postura que adotou durante os 8 anos que passou na Casa Branca e à a sua personalidade carismática, divertida e descontraída, Michelle conquistou o mundo. Advogada de profissão, a esposa de Barack Obama envolveu-se desde o início do mandato do marido em causas solidárias de apoio aos mais desfavorecidos assim como promoveu afincadamente a luta contra a obesidade infantil.


No dia 9 de novembro de 2016 o mundo assistiu a uma reviravolta na esfera política, contra todas as expetativas criadas através das sondagens fornecidas pelos meios de comunicação, Donald Trump vence Hillary Clinton e é eleito o 45º presidente dos EUA. As propostas controversas do novo presidente colocam-no nas manchetes mundiais, mas nem assim Melania Trump, a futura primeira-dama norte-americana é esquecida. Nas semanas seguintes à eleição do republicano, a vida da sua esposa é criteriosamente analisada.


Melania Knauss Trump nasceu dia 26 de abril de 1970 em Nova Mesto, na Eslovénia, depois da tomada de posse de Donald Trump, dia 20 de janeiro de 2017 tornou-se na segunda primeira-dama estrangeira que os EUA conheceram. Sendo que a Casa Branca já havia acolhido Louisa Adams, de origem britânica, esposa do 6º presidente dos EUA, John Quincy Adams, que governou entre 1825-1829.


Melania entrou no mundo da moda aos 16 anos, seguiram-se vários desfiles e sessões fotográficas para publicações de todo o mundo. Corria o ano de 1994 quando Melania ruma aos EUA em busca do badalado sonho americano, obteve autorização legal para trabalhar no país tendo recomeçado a atividade na área da moda. Em 1998, Melania com 28 anos e Donald Trump com 51 conhecem-se numa festa em Manhattan. Viriam a oficializar a relação 7 anos mais tarde, em 2005, em Palm Beach, na Flórida. Em comum têm apenas um filho, Barron Trump, atualmente com 10 anos.


O percurso de Melania até chegar à Casa Branca foi repleto de polémicas, uma delas associada à sua carreira profissional, já que é a única primeira-dama a já ter posado nua para uma publicação, o ensaio foi feito para a revista francesa, já extinta, Max, em 1995.


Já no decorrer da campanha eleitoral de Trump, no verão de 2016, Melania viu o discurso que deu numa Convenção do Partido Republicano envolto em controvérsia e tudo devido às semelhanças inegáveis com um mesmo discurso que Michelle Obama havia proferido em 2008. A falha foi posteriormente assumida pela autora do discurso, Meredith Mclver, assessora do candidato, tendo de seguida apresentado a sua demissão, que foi, no entanto, negada.


As cartas estão em cima da mesa e já são várias as publicações internacionais que apostam que Melania vai adotar uma postura discreta e até mesmo ausente durante o mandado do marido. Nada mais adequado do que esperar para ver, mas é certo que atingir os níveis de popularidade alcançados pela anterior primeira-dama vai ser muito complicado.


bottom of page