top of page

POSTS RECENTES: 

Rainha Elizabeth II – 65 anos no trono britânico

No ano em que completa 91 anos, Queen Elizabeth é protagonista de um marco histórico, celebrou no passado dia 6 de fevereiro, 65 anos à frente do trono britânico, tornando-se assim na primeira monarca do Reino Unido a celebrar o Jubileu de Safira.


Em semana de comemoração decidimos fazer uma passagem pela vida desta personalidade tão acarinhada por milhões de pessoas. Elizabeth Alexandra Mary nasceu dia 21 de abril de 1926, em Mayfair, Londres, filha primogênita do Príncipe Albert George e de Elizabeth Bowes-Lyon.


Em 1936 com a morte do rei George V, seu avô paterno, Edward VIII, o seu tio e primeiro na linha de sucessão ao torno é confrontado com um dilema, Edward estava apaixonado por uma cidadã americana, divorciada, Wallis Simpson, e foi necessário fazer uma escolha, o seu coração falou mais alto e abdicou do trono. O pai de Elizabeth assumiu assim o cargo que lhe competia e tornou-se Rei George VI.


Em 1945, Elizabeth junta-se ao Women’s Auxiliary Territorial Service, tornando-se na primeira e única mulher, membro de uma família real, a servir o exército. Teve uma educação ímpar, tendo sido sempre acompanhada de perto por tutores. Conheceu aquele que viria a ser o seu marido, Philip Mountbatten, filho do Príncipe Andrew da Grécia, quando tinha apenas 13 anos. 8 anos mais tarde viriam a casar-se na Abadia de Westminster, o casal tem quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward, sendo que o apontado como sucessor ao trono é o Príncipe Charles.


O dia 6 de fevereiro de 1952 ditou uma mudança na vida de Elizabeth, o seu pai, Rei George VI faleceu e a até então princesa assume a responsabilidade da coroa, no entanto a coroação oficial só viria a ser consumada em junho de 1953. A Rainha Elizabeth, o seu marido e filhos mudam-se para o Palácio de Buckigham, local onde Elizabeth e Philip ainda residem.


Apesar de todas as polémicas que enfrentou, a mais complexa relacionada com o divórcio do seu filho, Charles e a posterior polémica em torno morte da sua nora, a Princesa Diana, no ano de 1997, a Rainha Elizabeth permaneceu sempre de forma segura no trono. O prefácio de uma das suas biografias autorizadas ficou a cargo do seu neto, Príncipe William, filho de Charles e Diana, e é assim que descreve a postura da avó em relação ao cargo que desempenha: “Uma e outra vez, em silêncio e com modéstia, a rainha demonstrou a todos que podemos abraçar com confiança o futuro, sem comprometer as coisas que são importantes.”.


Adorada junto de muitos, criticada por outros, a verdade é que o seu reinado ficará para sempre marcado na história e num recente realizado junto dos britânicos, mais de 77% dos inquiridos assumiram ter uma grande estima pela sua Rainha. Apenas 19% afirmaram o desejo de uma república, o que demonstra que a monarquia instituída no Reino Unido continua de pedra e cal.


bottom of page