top of page

POSTS RECENTES: 

Ronaldo ou Tino de Rans?

Dia 29 de março de 2017. É este o dia que ficará na história como o dia em que o Aeroporto da Madeira se passou a designar de “Aeroporto Cristiano Ronaldo”.


Apesar de existirem múltiplos críticos a esta mudança, na minha opinião (nada suspeita), é um título e uma homenagem merecida àquele que é o melhor atleta e o melhor jogador de futebol português de todos os tempos.

Tudo o que Ronaldo já fez, tudo o que já conquistou são motivos mais que suficientes para merecer uma distinção desta dimensão.


O jogador português entrou numa galeria onde grandes nomes como Eusébio, Zlatan Ibrahimovic, Beckham, Cruyff ou Messi não conseguiram entrar. Nesta galeria apenas entram os que vencem tanto pelos clubes como pelas respetivas seleções. E Ronaldo fê-lo! (Obrigado Éder). Se tudo isto origina um orgulho imenso para todos os portugueses, tem, obrigatoriamente, de despontar um sentimento maior nos madeirenses.


No entanto -e foi esta, de facto, a razão que me levou a escrever este artigo- durante a cerimónia no Aeroporto, foi inaugurado um busto em honra de CR7. A verdade é que não sei muito acerca de escultura e posso estar a cair num erro, mas o trabalho de Emanuel Santos está vergonhoso.

Este caso é tão curioso que ficamos sem saber se estamos a olhar para uma versão “Ronaldo pós AVC”, um busto dedicado a Vitorino Silva, o famoso “Tino de Rans” ou se o escultor tinha apenas uma doença nas mãos.


Aparentemente estes artesãos têm dificuldades sérias em reproduzir o craque do Real Madrid. Corria o ano de 2014 quando foi inaugurada a primeira estátua de Ronaldo na Madeira, nesta obra de Ricardo Veloza, o que se destaca não é a sua posição, não é o seu cabelo, muito menos as suas chuteiras, o destaque vai para…o seu volumoso pénis! Qual Kid Bengala qual quê! Claro que isto é favorável tanto para o Cristiano como para Georgina Rodriguez (se se materializar), mas é desprestigiante que haja um símbolo em honra a um dos maiores embaixadores do nosso país e que a figura de destaque seja o seu pénis.


Imaginemos que não existiam fotografias. Era assim que recordaríamos o melhor jogador português de todos os tempos? Pela sua cara torta e pelo seu pénis astronómico?

Emanuel Santos, que já foi confrontado com os comentários depreciativos dos fãs, entrevistado por vários meios de comunicação social, afirmou que “Ronaldo gostou, só mandou tirar umas rugas”. A cara está deformada, mas ao menos tem um ar jovem, muito bem Ronaldo, sempre um passo à frente, impressionante!

Adiante, Emanuel revela que demorou cerca de 15 dias a produzir a obra, mas terá sido mesmo verdade? Na realidade, parece mais um daqueles trabalhos em que deixamos para a véspera e que o acabamos cerca de uma hora antes de apresentar. Hilariante.


bottom of page